quarta-feira, 9 de abril de 2008

Listas de filiados

Desde ontem, 8 de abril, até a segunda-feira próxima, dia 14, os Cartórios Eleitorais de todo o Brasil estão recebendo as listas de filiados dos Partidos Políticos.

De acordo com as regras atuais, a relação atualizada dos nomes dos filiados deverá ser entregue em meio magnético (disquete) e, ainda, apresentada, em duas vias, em papel impresso.

À lista de abril, nos municípios de menor porte, geralmente não é conferida a devida importância que ela possui. Isso ocorre porque muitos representantes dos diretórios e comissões provisórias municipais entendem que, pelo fato de o prazo de filiação para a candidatura, (um ano antes do pleito), já ter se esgotado, não é necessário nova entrega em abril. De fato, se não protocolada nos Cartórios Eleitorais, será tomada como válida a última lista apresentada. No entanto, esta é a última oportunidade para a regularização da situação dos filiados que, eventualmente, possuam erros no cadastro. E mais, deve-se retirar o nome daqueles que incorreram em dupla filiação, conforme decisão do Juízo Eleitoral.

Destaque-se que não há previsão de prorrogação do prazo, pelo que devem as agremiações estar atentas a ele.

Nenhum comentário:

Visitas